Porque é que os Irmãos mais novos sofrem tanto

by - segunda-feira, setembro 07, 2015


Ao contrário do que possa parecer, este é um post dedicado aos irmãos mais velhos. Pois é, não estão sozinhos, eu compreendo a vossa dor! Sim, porque ser irmão mais velho não é tarefa fácil. Claro que se a minha avó aqui estivesse diria  que no meu tempo era tudo mais difícil... e aproveitaria para criticar mais uma infinidade de novidades da atualidade, mas ainda é difícil ser irmão mais velho, e espero que nunca deixe de ser, porque acho que faz parte.

E antes de conseguir explicar porque é que os ais novos sofrem tanto às mãos dos mais velhos (a minha irmã, por exemplo), é preciso compreender porque é que ser irmão mais velho é tão chato.

  • Os mais velhos começam a receber mesada mais tarde. Isto foi uma das coisas que mais me irritou. Eu e a minha irmã temos 6 anos de diferença, no entanto, quando eu, aos 14 anos, comecei a receber semanada, a minha irmã, de 9 começou também a receber dinheiro todas as semanas, apesar de desde os 12 anos que eu andava a pedir aos meus pais que me dessem dinheiro regularmente... não é justo!
  • Os mais velhos têm responsabilidades mais cedo. Sim, porque eu desde os 9 anos que ponho e levanto a mesa, faço a minha cama (a da minha irmã muitas vezes), dobro cuecas e meias (minhas e da minha irmã e mãe), arrumo o quarto (que enquanto era em conjunto, a minha irmã nunca arrumava)... entre outras coisas chatas que a minha irmã está descartada de fazer porque a Gui faz...
  • Há sempre roupa a desaparecer. Sobretudo se tiveres uma irmã mais nova (independentemente de seres rapaz ou rapariga). Porque a roupa dos irmãos mais velhos é sempre muito fixe, e dá sempre imenso jeito. A mim desaparecem-me imensas meias e cuecas, por exemplo... e claro, tenho amigas que adoram as camisolas dos irmãos (rapazes) mais velhos para fazerem educação física ou estão de TPM e não sabem o que vestir.
  • Não lhe podes bater. Isto de ser irmão mais velho é mesmo uma porcaria, quem nunca levou dentadas, murros e chapadas dos irmãos mais novos? Já para não falar dos puxões de cabelo. Eu levei, e muitos. Aliás, de vez em quando, quando ela se passa, ainda gosta de tentar, mas ao fim de tanto tempo lá me comecei a impor. Mas se eu faço queixa à minha mãe ela diz que não gosta de queixinhas, mas se eu bato à minha irmã, e ela por ventura diz à minha mãe, lá fico eu de castigo... pois é, não é fácil.
  • Tens de os aturar nas férias. Quando eu era mais nova, e ainda não ficava sozinha em casa, o que é que me acontecia durante as férias? Lá ia eu para o ATL/infantário enquanto estivesse aberto, e durante o mês de agosto ia para casa da minha avó (que é um castigo, acreditem). O que é que acontece à minha irmã agora? Fica com a maninha ou vai para o trabalho da mãe, porque a mãezinha faz as vontades todas à filhinha mais nova...
  • Não consegues estar descansado. Sim, porque é Gui, preciso de ajuda na cozinha chama a mãe, Gui, a televisão não liga diz a mana, Gui, vai buscar o saco da roupa suja diz a mãe, Onde estão os comandos? pergunta o pai... e assim não se consegues estar a ler um livro mais de 15 minutos sossegada se estiver mais alguém em casa.
E posto isto, os irmãos mais novos têm de entender que nós, clube dos irmãos mais velhos, adquirimos um certo odiosinho de estimação pelo querido maninho mais novo, que não arruma nada, e ainda desarruma! Por isso, peço atenciosamente a todos os irmãos mais novos que tenham compreensão por todas as vezes em que vos foram pregadas partidas... qualquer dia posto aqui umas boas partidas para pregar aos irmãos mais novos.
Margarida

You May Also Like

4 comentários

  1. Sou irmã mais nova e por aquilo que todos falam eu sou uma autêntico anjo ahah Eu nunca fiz metade das coisas que estão aí. E por acaso os meus irmãos mais velhos não tem esse pequeno odiosinho de estimação. Idk why, devo ser especial xb

    ResponderEliminar
  2. Acho que mesmo assim, continuo a querer ter um irmão/irmã. Filha única! -.-

    ResponderEliminar
  3. Eu sou a mais nova e não sofri nada x) Mas eu e a minha irmã temos vários anos de diferença :)

    ResponderEliminar
  4. Como eu te compreendo, sou irmã mais velha e tudo o que acontece é culpa minha mesmo sendo a minha irmã mais nova a ter...
    Na cabeça dos pais os irmãos mais velhos são os que têm o dever de fazer tudo e os mais novos de brincarem...
    Enfim... temos de ter paciência e mais paciência...

    ResponderEliminar