Halloween

by - sexta-feira, outubro 30, 2015


Sou eu a única a achar que o Halloween é só mais uma festa parva importada pelo comércio dos EUA e UK?

No meu tempo (que não foi assim há tanto tempo) não havia halloween! Ou melhor, até havia, mas ninguém ligava nenhuma. Houve um ano em que lá no ATL ainda taparam as janelas com sacos do lixo e puseram umas abóboras falsas com velas a iluminar o sítio. Num outro ano, já no ciclo, no refeitório, puseram uma aranhinha de plástico no tabuleiro de cada um. E estes foram os momentos altos do meu halloween ao longo dos anos.

Hoje em dia, a minha irmã todos os anos pede que lhe comprem aranhas, um chapéu/camisola/disfarce de halloween, gomas e vai sempre pedir doces com uma amiguinha... já para não falar que cada vez o halloween dura mais tempo. Este ano os miúdos já vêm pedir doces na noite de 30/31, um dia mais cedo que o habitual...

Por outro lado o carnaval tende a desaparecer. Já repararam? Eu que adoro o carnaval este ano já nem me vou mascarar porque não tenho companhia, e andar por aí mascarada e correr o risco de alguém que eu conheço me encontrar e gozar comigo... hum, talvez não esteja nos meus planos.

Sabiam que antigamente em Portugal se praticava o pão por deus? Em que as crianças andavam de porta em porta a pedir o pão por deus que, se não me falha a memória, parte revertia a favor das igrejas (mas não tenho a certeza desta última parte). Mas depois a tradição de 31 de outubro do pão por deus foi dubstituida pelo halloween.

Mas acho que a evolução é isso mesmo, perder-se umas coisas para se ganhar outras, deixar-se influenciar pelas outras culturas (não em tudo, claro). E isso também é bom e preciso, ou ainda seríamos todos os croanhons ignorantes...
Margarida

PS. Já puseram gosto na página do facebook da Blogazine? Dia 1 temos nova revista, e desta vez o tema são as crianças, digo-vos, esta edição está espetacular!

You May Also Like

1 comentários

  1. Concordo plenamente. Mas gosto porque posso fazer de zombie aliás nunca gasto dinheiro, não compro decorações nem nada. A maquilhagem que uso é aquela que já não gosto ou que já está estragada, mas para este dia serve.
    BTW não sei se é por causa do meu computador, mas não consegui ler bem o texto estava muito clarinho.

    ResponderEliminar