Eu gosto de ler

by - terça-feira, janeiro 19, 2016


Durante muitos anos achei que não gostava de ler. Aliás, até aos 14 anos, se li algum livro com mais de 100 páginas foi caso raro, e mesmo para ler um mais pequeno, quase que nem obrigada. Lembro-me de a prof do ciclo me mandar recados para casa porque não fazia as fichas de leitura, porque não lia os livros, e lembro-me de "perder" sempre a caderneta nessas ocasiões.

Enfim, na altura ler não era comigo. Agora adoro ler. E penso que a mudança se deu porque na altura os livros que toda a gente dizia que eu devia ler, aqueles que "eram para a minha idade", que todos os miúdos liam (Gémeas, Gerónimo Stilton, Os Cinco, Os Sete, Ulisses Moore, entre outros) não eram o tipo de história que me fascinasse sequer. Lembro-me que talvez o único livro que gostei de ler enquanto criança, talvez durante os meus 9/10 anos, foi um que falava dos problemas de crianças pré adolescentes e da sua "sobrevivência" na escola. Nada muito forçado (como na Matilda), coisas que me aconteciam a mim e aos meus amigos na escola.

No entanto apenas alguns anos mais tarde encontrei O Livro que realmente me deu prazer e me fez ter curiosidade e tentar ler outros livros. Esse livro foi O Código da Vinci do Dan Brown. Lembro-me que na altura levei uma eternidade a ler, porque não estava habituada a livros tão extensos e densos, mas que o gosto me fez persistir, e quando digo muito tempo, foi mesmo muito tempo! Cerca de 6/8 meses (já não me recordo bem, mas foi qualquer coisa assim a puxar para os 8 meses).

Daí para a frente foi rápido até que comecei a ler Nickolas Sparks, e descobri os romances para adolescentes, intercalados com livros mais "adultos"... Eu acho que é impossível não gostar de ler. Acho que com a motivação e o livro certo, todos vamos lá. Só custa os primeiros.

Devoradores de livros por aí, não concordam? A propósito deste post, criei uma página com livros que já li e que quero ler. Já está disponível na barra no topo, ou clica --> aqui <--

You May Also Like

2 comentários

  1. Também era assim. Não gostava de ler porque também não sabia escolher os livros "certos" para mim. Lembro-me que o primeiro livro que consegui ler até ao fim foi A Lua de Joana, a partir daí não parei mais xd

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também foi um livro que gostei bastante de ler. Aliás, gosto muito da Maria Teresa Maia Gonzalez e dos temas que ela aborda sobre a adolescência.

      Eliminar