Universidade Júnior Porto 2016

by - sexta-feira, julho 29, 2016



Hoje venho falar-vos de uma iniciativa da Universidade do Porto chamada Universidade Júnior. A minha mãe já me tinha falado do projeto e uma amiga já tinha participado num ano anterior pelo que este ano decidi investir nesta nova experiência de que só tenho a dizer bem.

Este projeto iniciou-se em 2005 e consiste em dar a conhecer a jovens entre o 5º e o 11º ano de escolaridade o que é a faculdade e os mais diversos cursos adaptados à faixa etária de cada um. A Universidade Júnior tem três tipos de atividades, de acordo com o ano de escolaridade: Experimenta o Verão (2º ciclo), Oficinas de Verão/Temáticas (7º e 8º anos), e Verão em Projeto (9º, 10º e 11º anos), para além de alguns Cursos de Línguas (entre o 5º e o 11º anos).

Dentro destas categorias há dezenas de diversos cursos que cada um pode escolher e experiênciar de acordo com os seus interesses e áreas de estudo. Cada curso tem a duranção de uma semana e o custo de 75€ (exceto os cursos de línguas que têm a duração de 2 semanas e o custo de 150€). Isto inclui uma t-shirt, um bloco de notas e uma caneta, almoço e lanche da tarde, para além de todo o material necessário nas atividades.

Mas agora vocês interrogam-se "Então mas e quem não é do Porto como é que faz?" Bem, para quem não é do Porto há um programa de alojamento com o custo de 105€ (a adicionar aos 75€ do curso). Este programa é em parceria com a Pontes de Apoio, uma instituição que já dá apoio à Universidade Júnior desde o seu começo.


O alojamento, tendo em conta que nos garante pequeno almoço, transporte para as faculdades, atividades depois das 18h00 (aquando do término dos cursos na faculdade própriamente dita), jantar, e razoáveis condições para duche e estadia, não considero que seja caro. Para quem necessite, por um valor adicional, ainda podem ir buscar-te e levar-te ao comboio/autocarro no primeiro e último dia, e para quem decidir frequentar mais do que uma semana de atividades há ainda a possibilidade de ficar alojado durante o fim de semana.

Eu tenho a dizer que fiquei bastante satisfeita com a experiência. Eu fiz o curso de Química Biológica Espetacular na faculdade de ciências que corresponde, no fundo, a uma amostra do que é o curso de Bioquímica. E tenho que admitir que no início achei que não ia gostar porque foi a minha mãe que escolheu e nem biologia nem química são áreas que goste ou entenda... pelo que isto me permitiu perceber que as aplicações práticas vão muito além da teoria que se dá nas aulas.

Mas não posso falar disto sem falar do quão fantásticas foram as pessoas e do quão agradável foi o convívio ao longo desta semana. Desde os monitores na faculdade e na Pontes de Apoio, até aos outros alunos que por lá havia, toda a gente era fantástica. Tenho montes de fotos com o pessoal tanto do meu curso como com os outros que conheci no alojamento. As amizades que trago são mais que muitas. Em especial quatro pessoas com quem ainda falo diariamente numa conversa de grupo no menseger.

Foi uma experiência enriquecedora a todos os níveis e que recomendo a todos. Afinal, tendo em conta a qualidade das atividades, acho que até tem um custo relativamente acessível. Eu já comecei a fazer o mialheiro para o ano que vem, e tu, estás à espera de quê?

You May Also Like

5 comentários

  1. Que experiência gira. Eu acho que todas as pessoas deveriam experimentar um pouco dos cursos antes da faculdade, poupava bastante tempo e dinheiro aos mais indecisos

    http://ayellowrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Olá Margarida! Que bom ler o teu post e "ver" que num pequeno texto consegues explicar o que é o programa Universidade Júnior. ADOREI,para o ano espero encontrar-te novamente na Universidade Júnior e no Regimento de Transmissões. Vai dando noticias :) Um beijo da Filomena Mesquita

    ResponderEliminar
  3. Isto é de facto um ótimo projeto do qual não tinha conhecimento.
    É bom ver jovens interessados neste tipo de atividades.
    Encontrei agora o teu blog, gostei e já estou a seguir. :)
    Visita o meu blog e se gostares, segue-me também. ;)
    http://amiudasempreaandar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Bem, eu já não posso fazer porque vou agora para o 12º, mas a minha mãe já me tinha falado nisso quando andava à procura de faculdades e acho que todas as iniciativas deste tipo são absolutamente fantásticas!
    Quando começares a ter uma ideia mais concreta do que queres aconselho-te a procurar open days de faculdades e programas que às vezes têm (isto falando do que sei na área de Lisboa). Eu participei num de uma semana em que basicamente só tinha de pagar almoço (isto porque não levava) e tinha "aulas" em que as disciplinas e clubes da faculdade nos eram apresentados.

    ResponderEliminar