O que é ser mulher...?

by - domingo, março 12, 2017

Resultado de imagem para women day tumblr

Segundo o dicionário...


mu·lher (latim mulier-erissubstantivo feminino
1. Ser humano do sexo feminino.
2. Pessoa adulta do sexo feminino.
3. Pessoa do sexo feminino casada com outraem relação a esta. = CÔNJUGEESPOSA
4. Pessoa do sexo feminino com quem se mantém uma relação sentimental e/ou sexual. = COMPANHEIRA

Mas... não será ser mulher mais do que apenas uma condição física...? A ausência de um pénis à nascença e a presença de mamas na puberdade?!

Quantas vezes cada uma de nós já não foi considerada inferior a um rapaz simplesmente por ele ser rapaz e nós raparigas?! Quantas vezes cada uma nós já não teve de aturar aquelas piadinhas machistas sobre "voltar para a cozinha" de algum professor ou num grupo de amigos homens?! Quantas vezes cada uma de nós já não ouviu dos pais ou amigos que "a saia é muito curta" ou "o decote muito grande" e que era por isso que depois "as coisas" acontecem?! Quantos relatos de mulheres violadas serem culpabilizadas porque "estavam bêbedas" ou "vestidas assim" e por isso "estavam a pedi-las"?!

Provavelmente mais de muitas, mais do que as supostas, mais do que aquelas que devem ser consideráveis aceitáveis. Provavelmente ser mulher não deveria significar ouvir tudo isto. Não deveria significar baixar a cabeça e sentir desconfortável quando se passa sozinha numa rua cheia de homens. Não deveria significar sentir-se sempre inferior a qualquer homem só por ser homem e eu ser mulher.

Mas não me entendam mal, ser mulher é algo maravilhoso. Ser mulher é ter o dom de dar vida, de criar vida... Ser mulher é ter uma capacidade transcendente de amar, é saber chorar e saber ser forte, é saber que temos de fazer o dobro para ser visto como igual.

Porque é que se parte do pressuposto que a mulher deve ser quem cuida dos filhos, da casa, cozinha, vai às compras, ainda que tenha o seu próprio emprego, e é o homem quem deve ter o melhor salário e sustentar maioritariamente a família?! Porque é que a mulher é vista como tão delicada que precisa de um homem a seu lado para que a sua vida ganhe o mínimo de sentido?! Porque é que no mundo em que vivemos ainda há mulheres a serem condenadas porque foram violadas?! Porque é que as nossas mães e avós nos ensinam a cozinhar, lavar roupa, passar a ferro, coser, fazer a lida da casa, mas não aos nossos irmãos?! Porque é que sendo mulher tenho de ter cuidado com o que visto, e não é o meu colega que tem de ter tento nas mãos e palavras?!

Então mas... o que é ser mulher?! Só sei que ainda não o sou aos meus 16 (quase 17) anos. Não o sou porque ainda não me vejo como tal. Mas sei que o serei. E sei que essa é talvez uma das mais difíceis condições que terei de enfrentar porque, apesar de ter nascido num país onde a desigualdade é menor (mas ainda assim existente), acredito que só estarei segura quando souber que se tivesse nascido mulher num outro qualquer ponto do mundo não seria mutilada, ou julgada, ou condicionada, aprisionada, por ser aquilo que de mais belo se pode ser... SER MULHER!

You May Also Like

2 comentários

  1. Adoro ser mulher e, independentemente de todos os avanços da nossa sociedade, ainda é um dia que deve ser celebrado, não só uma vez por ano mas todos os dias.

    ResponderEliminar
  2. Ser mulher é algo completamente indescritível! Felizmente, os tempos vão avançando e alguns dogmas e preconceitos vão sendo desfeitos em relação ao sexo feminino! Mas ainda há muito para caminhar...

    ResponderEliminar